22 setembro, 2017

Resenha Premiada - Mundos Paralelos: A Ponte

Título: Mundos Paralelos: A Ponte - Mundos Paralelos #1
Autora: Rosana Ouriques
Editora: Insular
Páginas: 226
Ano: 2017
Gênero: Fantasia/Romance/Literatura Nacional

Sinopse: Obra inspirada nos mitos de diversas culturas e na teoria do Multiverso, os universos paralelos.
Quatro mundos paralelos: o Mundo superior "Terra Pura", morada dos deuses-guardiões dos elementos; o mundo inferior "Terra Sombria", morada dos seres híbridos e antropomórficos, o mundo interior "Terra Sem Males", habitação dos morbitanos e o mundos paralelo "Terra da Ilusão" onde vive nossa personagem principal Angak. Uma história que pode despertar no leitor uma busca pelo sentido da vida. Essa busca é apresentada como um caminho de questionamentos e possibilidades que aquiescem com os conceitos das principais tradições religiosas da antiguidade e por considerações da atualidade. Uma leitura fascinante cheia de aventuras e fantasia.
Mundos Paralelos: A Ponte é o primeiro livro da série Mundos Paralelos. Vamos conhecer Angak, Anah, Nandecy e outros personagens que fazem parte da trama criada.

 Angak é uma jovem muito curiosa, quer sempre saber mais e se interessa pelos mistérios que envolvem os mitos e as lendas, ela está sempre procurando conhecer mais sobre outros mundos. Os avós e pais de Angak colecionavam vários artigos religiosos e quando ela resolvia mexer naqueles artefatos, ela ficava horas no porão. Ela é especial, tem o dom da segunda visão que todos acreditavam que somente os anciãos poderiam ter. As visões que ela tem a deixam confusa, nem sempre ela entende o que elas significam. A irmã de Angak é uma sacerdotisa da terra, ela cultiva todo tipo de plantas e o que mais gosta de fazer é ficar na sua estufa cuidando de todo as espécies. 

Dentro de um mesmo capítulo vamos ver o que está acontecendo no mundo de Angak e também o que se passa nos mundos paralelos, nos mundos inferior e superior. Os seres do mundo superior recebem uma mensagem, nela diz que os seres do mundo inferior estão atravessando a ponte que da acesso ao mundo dos humanos, os filhos de Asha, o guardião do fogo, é que irão atrás dos seres inferiores para impedir que eles encontrem Angak, mas  eles não conseguem impedir que os seres inferiores a encontrem.

Angak passa por momentos tristes, se sente sem força para lutar contra o que a está fazendo se sentir assim, mas com a ajuda de sua irmã Anah e Nandecy, ela começa se recuperar e logo estará pronta para as revelações que estão por vir.
⎼ Minha querida. É bem verdade que lhe fizeram mal, mas cada um de nós possui dentro de si duas naturezas: o bem e também o mal; a fraqueza e também a força. É você quem decide qual natureza estará no comando, quem será o chefe. E não esqueça: o poder pertence àquele que o deseja. Para ser forte é preciso primeiro desejar. Acreditar.
Nandecy conta algumas histórias para Angak, ela fica fascinada e nem imagina que tudo aquilo é verdadeiro, ela conta a história sobre o Deus da Terra que se transformou em mulher e que sua missão é passar um bracelete para uma pessoa muito especial, quem receber esse presente terá o dom dos quatro guardiões e Angak jamais imaginou que era ela quem receberia o bracelete, ela é a chave para algo maior, algo que ela jamais imaginou que faria parte. 
As palavras de Nandecy  lhe soaram aos ouvidos como se tivessem sido ditas a apenas uns poucos segundos: o deus do fogo faz com que a pessoa seja capaz de transformar-se em um animal ou planta, o deus do ar da à pessoa a capacidade de voar, o deus da terra concede o poder de camuflar-se ficando praticamente invisível, e o deus da água faz a pessoa tornar-se translúcida sendo possível ainda vê-la, mas impossível tocá-la ou atingi-la de qualquer forma.
A autora criou uma trama complexa que em alguns momentos eu tive que parar a leitura e organizar as ideias, pois eu me via um pouco perdida em meio aos mundos paralelos, mas isso é algo que acontece sempre comigo com tramas elaboradas dessa maneira. Angak não me conquistou de cara, confesso que achei ela um pouco fraca no início, mas conforme fui conhecendo mais da personagem fui me envolvendo um pouco mais, quem mais chamou a minha atenção foi Nandecy e quando ela revela quem é de verdade fiquei mais fascinada.

A leitura fluiu de uma forma um pouco cansativa às vezes, quando algo interessante acontecia e eu imaginava que a leitura tomaria um ritmo mais fluido, Angak começava a divagar, pensar e a filosofia de todos esses pensamentos fazia quebrar o ritmo da leitura. A editora não teve muito cuidado com a revisão, encontrei vários erros. O tempo em que se passa a história não é descrito, em alguns momentos pensei na era medieval devido algumas características citadas, mas depois me deparava com outras características que me fazia pensar que não era nada do que pensava, isso também me fez ficar um pouco perdida.  A autora me disse que o segundo livro vai ser menos filosófico que esse, com relação aos erros, ela disse que uma revisão foi feita para a segunda edição. O tempo em que se passa a trama vai ser revelado nos próximos livros, gostei que a autora falou comigo sobre esses pontos negativo, isso demonstra que ela está preparada para receber as criticas de forma positiva e fazer o que for possível para que os próximos lançamentos agradem cada vez mais os leitores.

Eu recomendo o livro independente da classificação que tenha dado, e claro que eu quero ler a continuação, pois é incrível a trama que a autora criou, quero saber o que vai acontecer com Angak e os outros personagens.


a Rafflecopter giveaway

30 comentários

  1. Essa literatura não faz muito meu estilo, mas confesso que a sua resenha me deixou intrigada... Vou dar uma pesquisada sobre o livro e quem sabe adicionar na listinha!

    ~ Blog Compulsivamente Literária

    ResponderExcluir
  2. Oi Lizi que demais essa sua resenha menina, mundos paralelos sempre se tornaram um dos meus tipos favoritos, quem sabe diante de tudo que eu sempre consigo viajar para bem longe e isso me cativa, achei essa capa parecida para ser livro de terror e isso me atrai.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Lizi!
    Gosto muito de livros que trazem uma ficção ligada aos mundos paralelos e bom ver que podemos acompanhar o que acontece no mundo de Angak, nos paralelos superior e inferior, deve ser uma tremenda ação.
    Pena que em alguns momentos a leitura tenha se tornado um tanto cansativa, mas ainda assim, gostaria de ler.


    Participo e mais tarde sairá divulgação no blog.
    RUDYNALVA CORREIA SOARES
    rudynalva@yahoo.com.br
    Desejo um final de semana maravilhoso!!
    “O primeiro passo para a cura é saber qual é a doença.” (Provérbio Latino)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE SETEMBRO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia o livro, é um tipo de gênero que gosto bastante.
    Creio que iria ficar confusa um pouco e iria parar pra poder reorganizar as ideias também entre os mundos paralelos haha
    Uma pena que a editora tenha pecado em relação a revisão.
    Mas creio que eu iria gostar da leitura.

    beijinhos
    She is a Bookaholic

    ResponderExcluir
  5. Amei sua resenha...agradeço pela dedicação.
    Dia 04 de novembro acontece o lançamento oficial do segundo livro da série "Mundos Paralelos, em busca da fonte" e é claro que te enviarei com todo carinho.
    Só para lembrar que os livros da série estão disponíveis nas "Livrarias Catarinense" e no site da editora www.insular.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá!! :)

    Eu confesso que não conhecia este livro ainda, mas acho ótimo que tenhas gostado, mesmo que com algumas reservas.

    Bem, ainda bem que queres continuar! So e pena que tenhas sentido a leitura mais arrastada em alguns momentos.

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  7. Eu não curtia muito esse tipo de história até ler e me apaixonar pelo "universo fantástico" criado pela F.M.L Pepper na Trilogia Não pare.
    Posso dizer que foi a partir da narração dela que passei a me apaixonar por mundos paralelos e este me interessou demais.
    Adorei os quotes que você colocou e me fez pecerber que é sim um livro bem escrito.
    Adorei sua resenha, viu? Grata pela sugestão!

    Eliziane Dias

    ResponderExcluir
  8. Oi.Não conhecia a série, gosto muito de tramas complexas, apesar de estar fugindo dela no último mês, certamente, esse é um livro que preciso ler, até para me apropriar da escrita da autora que estou conhecendo agora.

    ResponderExcluir
  9. GOSTEI muito do seu post sobre esse livro, mas pelo que você colocou, acredito que esse tipo de leitura não me agradaria.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  10. Mundos Paralelos e ficção estão juntos na maioria dos livros e esse não é diferente. Pela sua resenha, incrível por sinal, vislumbrei uma história que me deixou muito curiosa e estou ansiosa para ler. Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  11. Ola,
    Tudo?
    Então primeiro parabéns pela resenha e sinceridade em todos os pontos, fiquei feliz ao saber que a autora levou as críticas de boa isso só deu pontos positivos. Sobre a história pareceu bastante fantasia e infelizmente esse não é meu gênero preferido mas meu marido adora ler e vou indicar a leitura para ele, acho que ele vai curtir. Adorei a foto que tirou também. Dica anotada.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    leiturakriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Eu adorei a sua resenha! Você fi direta, não ficou "enrolando" pra falar sobre as suas impressões do livro. Gostei da sua sinceridade ao dizer sobre os pontos negativos e achei interessante você mencionar que a autora recebeu bem as criticas.
    E achei legal você recomendar o livro mesmo com esses pontos negativos, significa que a leitura realmente vale a pena!
    Parabens!

    ResponderExcluir
  13. Olá
    Amo demais fantasias, mas realmente se o autor não ficar atento com a forma de nos apresentar o mundo ele pode ficar bem arrastado, com descrições, filosofias e/ou politicagem demais deixando a trama cansativa, parada ou confusa demais, espero que no próximo livro as coisas se desembalhe mais.

    ResponderExcluir
  14. Oi tudo bem?
    Estou começando a entrar agora no mundo da fantasia então por ser uma leitura um pouco arrastada não sei se me agradaria tanto mas quem sabe um dia.

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi Lizzi tudo bem?
    Então não conhecia o livro, mas achei a premissa interessante, porém acredito que esse conceito de multverso deva ser bem complexo pra uma obra só e com certeza desenvolver uma trama bem densa o que deve acarretar uma leitura cansativa. Por hora não me atrai, por isso deixo a dica passar
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Gostei de vários elementos apresentados por você relacionados pelo enredo do livro, mas confesso que essa narrativa arrastada e cheia de detalhes de mundos etc me deixam já cansada só de pensar nisso. Mas foi ótimo conhecer um pouco mais da obra e claro suas impressões. Parabéns pela determinação de concluir a leitura e valeu pela dica.

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  17. Oi Lizi.

    Não conhecia este livro e achei bastante interessante sua resenha, pois comentou que a trama é complexa. Certamente, é um livro que preciso ler e já adicionei na minha lista de desejados.

    Bjos

    ResponderExcluir
  18. Oii
    Não me senti atraída pela leitura. Acho que assim como você eu iria ficar perdida. Não gosto quando há muita divagação que não condiz com a história principal e detesto me sentir perdida na leitura, não consigo aproveitar o livro deste jeito.

    Vícios e Literatura

    ResponderExcluir
  19. Achei interessante e cativante a resenha , apesar de não ter conhecido este livro .

    ResponderExcluir
  20. Não conhecia a autora nem o livro, mas achei legal a mistura de elementos que foi feita. A principio parece confundir, mas acredito que depois a leitura flui e tem também a continuação que ajuda a esclarecer.

    ResponderExcluir
  21. Olá, tudo bem? Não conhecia o livro nem a autora, mas sem dúvidas fiquei curiosa para realizar a leitura... Adorei sua resenha!

    ResponderExcluir
  22. Olá,
    Pela sua resenha pude perceber que essa alternância entre os mundos criados e as visões de Angak acabam por confundir um pouco no decorrer da leitura.
    A premissa é bem interessante, mas acho que assim como você eu acabaria achando a leitura um tanto cansativa por causa das divagações da personagem. Ainda assim, por ser grande fã de fantasia eu não descarto a possibilidade de leitura no futuro.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  23. Olá!
    Eu não conhecia o livro e nem a autora e fiquei bem curiosa para saber como de fato é a história. Sua resenha foi bem explicativa e sincera, espero que nos próximos livros a autora faça um trabalho de revisão melhor e que a personagem não divague tanto.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  24. Já me imaginei um pouco perdida com tantos mundos, mas acho que com a trama bem entendida, deve ser muito empolgante.

    ResponderExcluir
  25. O livro parece que vai conseguir cativar os leitores!! Como gosto de tudo um pouco, eu gostei do que li na resenha, um livro cheio de aventuras e mistérios, misturando o real com o imaginário!!

    ResponderExcluir
  26. Não sou muito fã de livros desse gênero, mas confesso que ao ler sua resenha fiquei um pouco curiosa com o desenrolar da história e querendo saber mais sobre os mundos paralelos.

    ResponderExcluir
  27. Esse não é o gênero literário que leio com muita frequência, mas essa história chamou e muito a minha atenção! Sua resenha me deixou intrigada!

    ResponderExcluir
  28. Oie,
    eu não sou muito adepta de livros que trazem mundos paralelos, mas fui muito com a premissa da história apesar dela parecer ser um pouco arrastada.
    Fiquei interessada na leitura.

    ResponderExcluir
  29. Olá!
    Quando eu li a sinopse desse livro, confesso que não me interessei muito. Então li sua resenha e os pontos negativos que você pontuou e isso me desmotivou ainda mais.
    Gostei da forma como a autora recebeu a crítica, é sinal de que ela considerou e irá buscar melhorar esses aspectos.
    Abs e parabéns pela resenha sincera ^^

    ResponderExcluir

Olá!!!
Obrigada pela visita.
Sua opinião é muito importante para mim.
Deixe o link do seu blog ou site para eu retribuir a visita.
Beijos Lizi