10 agosto, 2017

Resenha - Eu Estou Pensando Em Acabar Com Tudo

Título: Eu Estou Pensando Em Acabar Com Tudo
Autor: Iain Reid
Editora: Fábrica 231
Páginas: 224
Ano: 2017
Gênero: Suspense/Mistério
Sinopse: No romance de estreia do canadense Iain Reid, Jake conduz o carro em que ele e a namorada, que narra a história, vão à fazenda dos pais do rapaz. Durante a longa viagem por estradas desertas e escuras, a garota, atormentada com a perseguição de um homem misterioso que deixa sempre a mesma mensagem de voz em seu telefone, pensa em encerrar o relacionamento com Jake. Mas talvez seja tarde demais. Reid, que tem dois livros de não ficção elogiados pela crítica e contribui para veículos de prestígio como a revista New Yorker, une, numa narrativa profundamente psicológica, tanto referências de terror clássico, quanto elementos de suspenses menos tradicionais, sustentando a trama para além das limitações inerentes ao gênero. Um thriller denso que esconde, em meio ao medo provocado pela sensação de uma tragédia iminente, alegorias sobre a própria vida ser uma tragédia anunciada.
Esse livro fazia parte da minha TBR para a #MLI2017, no desafio de ler um livro sem saber do que se trata e o titulo chamou muito a minha atenção, mas infelizmente a leitura foi decepcionante para mim, eu fui até o fim, mas não conseguia entender nada do que estava acontecendo, achei tudo muito confuso, embora o final seja realmente aterrador.

Eu fiquei me sentindo o ser mais burro da face da Terra por não ter entendido exatamente do que se tratava o livro, li algumas resenhas em que os leitores amaram a trama e mesmo assim continuei me sentindo um ser de outro mundo, foi então que descobri o site http://afterthingsend.com/ corri lá para ler algumas opiniões, pois eu queria muito entender o que li e foi aí que meu mundo veio a baixo, como a gente diz aqui no Sul ‘me caiu os butiá do bolso’, não vou contar a essência de tudo que está por traz dessa trama criada pelo autor, mas agora que entendi do que se trata eu vou ler novamente esse livro, conforme ia lendo as opiniões eu ia lembrando das passagens do livro e foi impossível segurar o arrepio que tomou conta do meu corpo.

Em Eu estou pensando em acabar com tudo vamos conhecer Jake, ele está em um carro rumo a fazendo onde foi criado, no carro está sua namora, ela vai conhecer os pais de Jake. A namorada é quem narra toda a história e durante a viagem os dois conversam sobre vários assuntos, mas uma chamada insistente no celular dela faz Jake perceber que ela está um tanto agitada com isso. Ela pensa muitas vezes em como vai terminar tudo com ele, mas resolve esperar para ver como a visita aos seus pais terminará.

Ao chegarem a fazenda, ela percebe que algo começa a perturbá-la, Jake muda completamente o seu humor enquanto está interagindo com seus pais, assim ela decide que deve acabar com tudo logo que eles voltarem para casa. O que me deixava mais confusa eram as ações tomadas pelos personagens: eles chegaram a fazenda e foram fazer um tur pelo local, sendo que o clima estava muito frio e tudo muito escuro, na verdade nada se poderia ver durante esse tur, quem em sã consciência em plena tempestade de neve para em uma lanchonete para comer algo doce? E o pior, depois ele pega um caminho completamente diferente a fim de encontrar uma lata de lixo, pois não quer que os copos façam sujeira dentro do carro. Eram essas ações que me deixavam completamente perdida enquanto lia.


Esse livro foi um enigma para mim, mas finalmente depois de entender do que se tratava comecei a perceber o quanto a escrita do autor é brilhante e a trama trata de um assunto extremante importante, que eu não vou revelar aqui. Sei que preciso ler novamente esse livro e mesmo a minha leitura tendo surtido um efeito negativo em mim inicialmente eu desafio todos a lerem esse livro e ver onde irão chegar.

Agradeço a minha curiosidade em me fazer procurar esse livro, foi muito bom me sentir desafiada a entender algo que eu não conseguia enxergar, é gratificante poder ver que uma trama como a criada pelo autor é capaz de deixar você completamente fora de si, e foi assim que eu fiquei depois de entender pelo que o personagem passava. Assim que terminei a leitura dei somente duas estrelas e vou deixar essa classificação na resenha, mas confesso que o livro merece sim cinco estrelas.

14 comentários

  1. Nossa, eu sei que tem muita gente lendo esse livro e confesso que eu já fiquei com vontade de ler só pelo título. A sua resenha é a primeira que leio dele e, simplesmente QUERO! Agora estou morrendo de curiosidade para saber mais e principalmente se vou entender o livro logo de primeira kkkkk. Adorei a resenha, beijos.

    http://chuvacobertaelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Essa capa me instigou, a sinopse confirmou e sua resenha lacrou. Adoro livros de suspense e mistério, fiquei deveras interessada e curiosa pra ler e desvendar o mistério que ele contém.
    Valeu a dica
    Nizete Ribeiro
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  3. Esse livro não me chamou atenção porque além de eu não gostar de histórias com romances ou problemas de casal, também não gosto de enredos que tenham viagens de carro no meio. Mas eu fiquei curiosa com essas questões que tu falou a respeito de ele ser confuso e merecer 5 estrelas - após outra avaliação tua. Talvez eu ainda o leia só pra ver qualéquié.

    ;*

    ResponderExcluir
  4. Olá!! :)

    Eu confesso que não conhecia este livro ainda mas o titulo e a capa deixaram me curioso! :) Adorei ler a resenha!

    Bem, acho ótimo que tenhas gostado e que a escrita te tenha agradado, assim como que a escrita seja mesmo "brilhante".

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Lizi tudo bem?
    Esse parece ser aqueles livros de tirar o fôlego e nem deixar o leitor dormir de tão perturbado que está com o terror psicológico, quero saber quem é esse homem misterioso e por isso irei lê-lo, ótima resenha e espero que a escrita dele me convença.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Oi Lizie, é ótimo quando um livro nos desafia e nos tira de nossa zona de conforto, mesmo que a primeira vista não tenhamos gostado tanto assim dele. Não conhecia o título e vou anotar para dar uma olhada.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  7. Liziane, a história parece intrigante e até meio doida em alguns momentos segundo o que você contou.
    Não faz muito meu estilo de leitura, mas acho que podia dar uma chance.

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    É bom quando uma leitura nos desafia, né?
    Eu não conhecia a obra, mas confesso que fiquei bastante intrigada e curiosa.
    Gostei muito dos pontos que você ressaltou na resenha. Com certeza anotarei a dica!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Wow! Logo após ler a sinopse, que por sinal é bem instigante, dei uma olhada na sua nota e quando vi um dois ali fiquei já meio com o pé atrás. Tem livros que parecem ser uma coisa, a sinopse instiga... e na hora H não é nada do que promete.
    Quando comecei a ler sua resenha já fui ficando instigada já que é o tipo de livro que me chama atenção. E com essa sua opinião eu quase que surto aqui! Hahahahaha Eu não entendi foi nada dessa sua classificação, mas com certeza você conseguiu me deixar curiosa pelo livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Não conhecia o livro, mas se ele vai conquistando aos poucos e o autor tem um propósito maior que a princípio não se entende, acho que vale à pena tentar. Fiquei bem curiosa sobre ele.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá Lizi, eu também via muitas resenhas super positivas sobre o livro e não fazia ideia do que ele tratava, mas depois de pegar alguns spoilers e descobrir o que acontece com o personagens estou morrendo de vontade de lê-lo *-* Adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  12. Minha colunista que leu esse livro quando foi publicado, e ela teve uma opinião similar a sua, não é um libro que me chame muito atenção, e lendo sua resenha só reafirmando o que ela me disse me desanimo mais ainda. Obrigada pela opinião sincera.

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    Sua resenha me deixou confusa rsrs
    Ao mesmo tempo que fiquei intrigada para saber todos os mistérios que deixou para serem descobertos na leitura, fiquei com o pé atrás com a sensação de que também não irei entender o que o livro nos quer mostrar da mesma forma que você.
    Achei os acontecimentos que citou da obra um tanto estranhas mesmo... acho que tentarei ler no futuro.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  14. Esse livro chega a me dar arrepios, sério. Não é uma leitura que eu faria, mas todo mundo fala que é um livro desafiador.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir

Olá!!!
Obrigada pela visita.
Sua opinião é muito importante para mim.
Deixe o link do seu blog ou site para eu retribuir a visita.
Beijos Lizi