30 junho, 2017

Resenha - Pablo Escobar: Meu Pai

Título: Pablo Escobar: Meu Pai
Autor: Juan Pablo Escobar
Editora: Planeta
Páginas: 480
Ano: 2015
Gênero: Biografia/Memórias
Sinopse: Até a publicação desta obra, acreditávamos que tudo já havia sido dito sobre Pablo Escobar, um
dos piores criminosos da história da América Latina. Mas os muitos relatos disponíveis sobre ele foram contados por alguém de fora, nunca a partir da intimidade do lar. Mais de vinte anos depois da morte do chefe do Cartel de Medellín, Juan Pablo Escobar viaja em direção a um passado que não escolheu a fim de mostrar um lado inédito de seu pai, o homem capaz de chegar aos piores extremos de crueldade, ao mesmo tempo em que professava amor infinito por sua família. Este não é um livro de um filho que busca a redenção para seu pai, mas um relato estremecedor das consequências da violência.


Eu já conhecia um pouco sobre a história de Pablo Escobar, mas fiquei mais instigada a ler algo sobre ele depois de assistir a série Escobar, El Patrón del Mal. Nesse livro escrito pelo seu filho nós temos uma visão de como foi a vida ao lado de Pablo Escobar e o que virou a vida deles depois de sua morte.

Muitas pessoas devem imaginar que como ele conseguiu muito dinheiro com o narcotráfico, sua família ficou numa boa depois da sua morte, mas não é isso que vemos escrito nesse livro, podemos ver que eles sofreram bastante e o que chama muito a minha atenção é a força e a coragem de sua mãe, que sempre se manteve afastada dos negócios de Pablo de repente se vê cara a cara com os chefes do trafico.

Pablo Escobar era conhecido como o rei da cocaína da Colômbia, ficou muito conhecido também por seus atos cruéis.

Essa resenha vai ser um pouco diferente, pois resolvi destacar aqui os tópicos do livro que eu acho mais marcante, para assim vocês conhecerem um pouco da história desse homem que se mostrava extremamente cruel para com seus inimigos, mas um pai amável, que fazia de tudo para agradar os filhos e a esposa.

Paz com os Cartéis
Todos queriam ser ressarcidos pelo que Pablo Escobar causou a eles, dívidas enormes começavam a surgir, a guerra criada por Pablo tirou a vida de muitos e os que ficaram querem ser saldados de alguma forma, os que fugiram por causa das ameaças também querem pagamento.
Sua mãe só quer que sua vida e de seus filhos seja preservada, ela enfrentou uma reunião com os chefes do narcotráfico para negociar a paz, mas todos querem de volta o que foi perdido com a guerra e claro que em cifras $.
Eles alegam que pode haver paz, mas só se as mulheres ficarem vivas, Juan tem que morrer, pois na visão deles ele pode daqui a um tempo resolver guerrear contra os inimigos do pai. Claro que é uma preocupação real, pois é natural o filho dar seguimento ao que o pai criou, mas nesse caso tudo que Juan quer é se manter bem afastado de tudo isso.
Todos os bens de Pablo Escobar foram dados em pagamento de dívidas, eles não tinham nada mais a não ser os três prédios que Pablo colocou no nome de Juan e Manuela.

Ambição desmedida
As brigas pelos bens foi muito longa, nem todos estavam contentes com o que tinham direito, queriam sempre mais.
Muitos dos bens estavam amarrados a justiça, assim como os três prédios que ele colocou no nome dos filhos, mas Juan estava a espera de reavê-los um dia.
A família estava cada vez mais afastada dos parentes de seu pai, os Escobar Gaviria demonstravam uma sede por mais e mais, sua avó fez um testamento, mas Pablo e seus filhos não foram citados nele, seu avô Abel deixou a parte que se referia a Pablo, assim os netos tem direito a receber, mas seus tios acham que eles não devem ter direito.

As origens de meu pai
Pablo e seu primo Gustavo desde muito novos começaram a cometer pequenos delitos. Pablo se incomodava muito com a falta de dinheiro e queria conseguir de maneira rápida e fácil, logo acabou indo preso e foi quando conheceu ‘O Padrinho’ o homem que lhe apresentou algo maior e logo Pablo foi apresentado a cocaína e percebeu que esse era o caminho para ganhar muito dinheiro. Ele cumpriu sua promessa de ter 1 milhão de pesos antes dos 30 anos.
Foi preso novamente por tráfico de drogas e dessa vez sua prisão ficou marcada na ficha criminal e sua foto apareceu em um grande jornal chamado ‘El Espectador’ que revelou sua identidade, a partir daí ele ficou conhecido como um criminoso.

Nápoles: sonhos e pesadelos
Em Nápoles, Escobar realizou o sonho de construir um Zoo, ele tinha muitas espécies e quando considerou que o Zoo estava pronto, ele abriu a fazenda para visitação e não cobrava nada.
Ali naquele paraíso Juan teve muitos momentos de muita diversão, mas ali também se tornaria o centro dos trabalhos de seu pai.
Quando algo errado acontecia aquele era o lugar aonde a polícia ia para tentar encontrar provas contra Pablo Escobar.

Excentricidades
Os gastos eram exorbitantes, Pablo não economizava na hora de decorar suas casas e apartamentos, tudo que sua esposa pedisse ele fazia, ela vivia como uma rainha, tinha cabelereiro e maquiador particular, gastava muito com arte e artefatos para casa. Pablo gostava de colecionar carros, motos, jet-skis, recebia todos que conhecia com festas milionárias, onde muitas vezes não só rifava presentes como presenteava os convidados com dinheiro.


Papai Narco
Pablo Escobar criou várias rotas para poder distribuir a cocaína nos EUA, logo que ele começou não existiam aparatos para a fiscalização de envio de drogas, ele fez muito dinheiro, ele era esperto, bolava maneiras diferentes de colocar seu produto no mercado. A cocaína não era enviada somente para os EUA, mas também para o México.


Preferimos um túmulo na Colômbia
A luta para não serem extraditados é ferrenha, após assassinar Rodrigo Lara Bonilla eles todos vão se esconder no Panamá onde Tata da à luz Manuela, dias depois a menina seria separada da mãe, pois eles precisavamm fugir, assim ela foi para Medellín com uma babá e uma enfermeira, Victoria e Juan ficaram um tempo com Pablo. Juan começa se sentir entediado por não ter o que fazer e convence seu pai a deixa-lo ir para a Colômbia, mas sua mãe só voltou depois de três meses.
Desde criança Juan teve que conviver com as fugas, os esconderijos, não tinha amigos e muitas vezes deixava para trás as motos que tanto gostava e outros brinquedos porque tinham sair do local com pressa.

Barbárie
O amor por sua família fez Pablo cometer atos bárbaros, sua família sofreu atentado a bomba e isso tudo por causa de seus inimigos. Ele não admitia que ninguém atravessasse o seu caminho, cometeu os piores atos para não ser extraditado, fez muitos inimigos. A guerra com o Cartel de Cali fez com que sua esposa e filhos sofressem e ele vivia na clandestinidade, pois passou a usar de artimanhas cada vez mais violentas.

Histórias de La Catedral
Pablo Escobar aceitou se entregar a justiça e foi para uma prisão que parecia mais uma de suas fazendas, na prisão o maior problema era o frio, de resto ele tinha tudo que precisava e estava com seus homens por perto.

Conforme a leitura vai evoluindo podemos perceber o quanto Juan é humilde, ele sente a dor das vítimas e em alguns momentos percebe-se que ele se sente um tanto culpado, mas sabe que a culpa não é dele e que ele não pode pagar pelos erros do pai. É emocionante ver a foto dele junto com os filhos de Luis Carlos Galán e Rodrigo Lara, ambos vítimas de seu pai, é reconfortante ver que a paz pode existir.

Esse livro deveria ser lido por todos, por ser uma lição do que não se deve seguir, é uma maneira de conhecer de perto o quanto os atos cruéis cometidos por Escobar fizeram não somente a sua família sofrer, trouxe sofrimento para muitas outras.
Leitura recomendada!!

Não esqueça de participar da nossa promoção, é só clicar no banner!


14 comentários

  1. Sempre ouvi falar do Pablo, porém sei muito pouco de sua estória, como tudo aconteceu, principalmente após sua morte, e por isso lendo sua resenha percebi que este livro vai mostra a realidade além da riqueza e como a família teve de enfrentar tanto pesadelos, isso de uma forma geral me deixou bastante curiosa e apreensiva nesta leitura. Contudo foi o bastante para me interessar pela leitura.

    ResponderExcluir
  2. Amei o blog.
    Você gosta de leitura? Me segue e comenta. http://mariibrigadeiro.blogspot.com.br/2017/06/linhas-de-felicidade.html?m=0

    ResponderExcluir
  3. Oii, tudo bem?
    Então, já ouvi falar muito do Pablo Escobar, mas sempre foram comentários idealizando o que ele fez, sabe? Como se ele fosse um Deus. A obra não me chamou muito a atenção, mas gostei do livro pq ele mostra a realidade sobre sua vida. Irei indicar com certeza.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Oiii Lizi tudo bem?
    Com toda certeza, esse realmente prece ser um livro bem envolvente e até tocante para falar sobre seu pai, normalmente histórias assim me deixam bem envolvidas e até mesmo emocionada, ótima resenha.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?
    Faz tempo que quero assistir à série. Fico sempre bem curiosa com os trailers e com a proposta. Eu nem sabia que tinha livro, vou ler depois de assistir a série. Beijos <3

    ResponderExcluir
  6. Já ouvi falar de Pablo por conta da série na Netflix, mas nunca li nada sobre ele, ainda mais escrito pelo seu próprio filho. Deve ser interessante.
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
  7. EU não sou chegada a Biografia, mas a história parece ser bem interessante. Claro que já escutei falar dele mas não ao ponto de ler sobre ele, porem sua resenha está muito interessante, parabéns. Mas deixarei a dica passar dessa vez.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá já escutei muitas pessoas falando sobre Pablo, mais nunca senti interesse em conhecer mais, não faz meu gênero, porém sua resenha ficou muito boa, escrita de fácil entendimento creio que para os que gostam é uma ótima dica, beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oi Lizie, já tinha visto este livro, mas ando fugindo um pouco de biografia, na verdade para eu ler tem que ser de alguém que eu realmente queira conhecer algo além do que já li por aí.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  10. Olá Lizie, tudo bem?
    Nossa que obra intensa e fascinante não é?
    Eu realmente me encantei com a premissa. Não costumo ler livros assim, as fiquei super curiosa com a sua resenha, para conhecer os detalhes dessa história que parece nos deixar de cabelo em pé.
    Parabéns pela resenha, amei a sua dica
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Eu vi a primeira temporada de Narco, com Wagner Moura, gostei de alguns pontos. A violência é o que mais me chocou e acabei não vendo mais. Esse livro deve se impactante por tudo o que você colocou na resenha. Aliás, ficou ótimo a forma como estruturou a resenha. A gente consegue dimensionar os temas abordados. Mas não é uma leitura que me interesse no momento.

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oie
    eu ja ouvi falar muito da história mas não sei bem tudo, na verdade tenho uma grande curiosidade e gostei bastante da sua resenha, ótima escrita e opinião

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oiie

    Adorei a resenha. Já ouvi seu nome várias vezes, mas nunca havia parado para ler algo sobre ele. Fiquei curiosa.

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Olá,
    Não sou muito ligada à séries, de modo que ainda não assisti à referente ao Pablo e confesso não sentir grande vontade de saber mais sobre ele não.
    As únicas informações que sei sobre a família Escobar vieram de reportagens que assisti.
    Mesmo a leitura não me interessando, gostei de saber um pouco mais sobre ele através de sua resenha e fico feliz que recomende a leitura como forma de lição do que não fazer. Juan deve ter sofrido muito por todos os atos do pai mesmo não tendo culpa.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir

Olá!!!
Obrigada pela visita.
Sua opinião é muito importante para mim.
Deixe o link do seu blog ou site para eu retribuir a visita.
Beijos Lizi