30 março, 2017

Resenha - A Verdadeira Morte

Título: A Verdadeira Morte
Autor: Rennan Andrade
Editora: Independente
Páginas: 199
Ano: 2016
Gênero: Drama
Sinopse: 12 contos. Todos com protagonistas diferentes, contando histórias diferentes sobre família, adolescência, amizade, paixão, superação e, principalmente, sobre a vida. O quão especial ela é; o quão diferentemente ela pode ser vivida; e o quão rapidamente ela pode terminar.
Às vezes por um tiro, uma bala perdida no meio da rua, um acidente de carro numa estrada escura, ou durante ações cotidianas na vida diurna. Sempre desejamos o melhor para quem vai, mas o que acontece com quem fica? Será o luto tudo o que nos resta para superar a morte? Será o tempo o melhor remédio para quem sofre? Ou será o melhor castigo para quem deseja esquecer?
Do mesmo autor do sucesso independente A Luz de Cada Mundo, incluindo os contos #1 da Amazon, Imperfeição e Grito (de Guerra). Dedicado a todos aqueles que ainda se lembram.
O livro envolve e a leitura flui rapidamente, mas a mensagem que os contos nos trás, permanece. — Silvana Crepaldi, Blog Prefácio
Te deixará com um outro olhar sobre esse futuro que aguarda todos nós. — Carol Ramires, Arsenal de Ideias
Apesar de as histórias se focarem em uma coisa tão triste, têm mensagens de conforto e lições que ficarão para sempre. — Miriam Terra, Prólogos e Epílogos
 A verdadeira morte é um livro que presenteia o leitor com vários contos emocionantes e instigantes que vai fazer você leitor pensar sobre esse tema que ainda assusta muita gente.
Eu vou falar sobre os contos que mais chamaram a minha atenção.

Armadura de Ferro
O conto fala sobre a nostalgia do Natal. O personagem central lembra com pesar e saudade daquela época em que acreditava que o bom velhinho viria na madrugada, se divertia abrindo os presentes e também com toda a preparação da festa.
É quase Natal novamente e ele se sente amargurado, pois algo aconteceu no Natal anterior com o seu melhor amigo, Alex.
Alex virou seu melhor amigo assim que se conheceram, ele era esforçado, além de estudar ele trabalhava, mas também um tanto rebelde, bebia, dirigia sem habilitação e tinha duas tatoos que não eram de conhecimento de seus pais.
Para ele o amigo era perfeito e o laço que os unia era forte e ele nem era esforçado como Alex, sua maior preocupação era a música.
O autor tocou em um assunto que eu concordo totalmente, o personagem não consegue entender como as pessoas podem achar normal uma criança engravidar. Nossa é exatamente o que penso, fico perplexa quando vejo jovens de 17 anos gravida e a família comemorando e dando parabéns, eu não consigo parabenizar alguém por isso, desculpe se sem querer estou ofendendo alguém, não é minha intensão, mas acho burrice engravidar tão cedo por puro descuido.
O personagem vê a musica como uma fuga, é a maneira que ele encontra de fugir de um mundo que para ele é algo estranho demais.
Ele vai para o cemitério no amanhecer do dia 24 e ao lado de seu amigo pensa se o que aconteceu tivesse sido o contrario se fosse ele que estivesse ali naquele túmulo, será que Alex pensaria nele, rezaria por ele?
Ele sabe que nunca esquecerá o amigo, a dor da perda ainda é forte, mas acredita que com o tempo ela vai diminuir.
Um conto que fala sobre a dor de perder alguém de repente e a tentativa de superação.

Grito (de guerra)
Mostra as dúvidas de um estudante que pelo visto sofre no ensino médio, e procura por segurança, mas seu pensamento para acabar com tudo e não precisar enfrentar o pior é a morte, o suicídio.
Há momentos que estamos tão sozinhos, não sabemos para onde correr, não temos um lugar seguro e muitas vezes pensamos que a solução para o sofrimento é a morte, mas será que ele tem coragem para cometer um ato desses?
A mudança de cidade fez com que ele mudasse também sua aparência, se parecer com os garotos daquele lugar poderia mudar algo em sua vida, mas mesmo assim não conseguiu fazer amigos. Ele estava acostumado a ver os alunos virem até ele para pedir ajuda e nada mais e na nova escola ele aprendeu a dizer ‘não’ quando o procuravam.
Ele conseguiu fazer um amigo, Jonatas, e o mais incrível é que eles eram o oposto um do outro, ele se sentia bem, pois sabia que alguém lhe dava atenção, sem querer algo em troca. Jonatas teve que mudar de cidade, no início a amizade continuou forte, se falavam sempre por mensagens, mas ele se afastou e assim a solidão voltou a fazer parte de sua vida.
Os contos não falam somente sobre a morte, mas também sobre amizade com pontos de vista diferentes, o primeiro conto mostra a dor de perder um amigo e esse mostra o quanto a falta de um torna uma pessoa triste e solitária.
Esse conto me fez lembrar um documentário que assisti já faz um tempo, que mostra o número de crianças e jovens que cometem suicídio por causa do bullying.
Nem mesmo em casa ele se sente bem, pois o casamento dos pais não é nada bom, sua mãe está cada vez mais tomando medicamentos para dormir e o pai se entrega cada vez mais a bebida.
Esse é o meu conto favorito, é lindo e emocionante o que o autor escreveu, uma homenagem a alguém importante e uma mensagem que deve ser propagada.

Gente eu não posso ficar escrevendo sobre todos os contos, todos são bons, mas esses dois primeiros são meu favoritos, se prepare para ler muita coisa boa e se identificar com alguns deles, lembrar-se de quando era criança e queria muito que a fase adulta chegasse e quando chegou não foi nada daquilo que esperava, mas mesmo assim precisamos seguir em frente. A importância de demostrar e falar sobre nossos sentimentos, pois podemos não ter outra chance.
Uma leitura extremamente envolvente, que muitos leitores devem pensar que por se tratar de um tema que causa muita tristeza deve ficar longe dos contos, mas eu digo o contrário, leiam, pois é realmente muito bom.

12 comentários

  1. "A Verdadeira Morte", me parece ser um livro de contos bem ágeis e ao mesmo densos, pela carga dramática das histórias, acerca da "morte". Tá aqui anotado essa dica. Ah, eu não conhecia essa autora. Parabéns pela carpintaria do blog! Ronald Onhas, do Entrelinhas e Afins.

    ResponderExcluir
  2. Oiii Liziane, tudo bem?
    Com esse título parece ser aqueles livros de reflexão que nos fazem pensar nos atos que iremos tomar, com toda certeza adoraria ter a oportunidade de ler ainda mais sendo o assunto principal a morte! Ótima resenha.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Oi, Liziane!
    Eu estou apaixonada por contos ultimamente, então já fiquei de olho nessa antologia. Parece que esses contos abordam temas um pouco polêmicos como o gravidez, suicídio e bullying.
    Beijos!
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia o livro, mas amo contos, então, já chamou minha atenção. O título já é um grande chama, gostei do que você apresentou do conto Armadura de Ferro. Acho que só a capa do livro que deixou um pouco a desejar.

    ResponderExcluir
  5. Ooi, Tudo bem?
    "A Verdadeira Morte" me parece um livro de reflexão, ainda não havia ouvido falar sobre os livros, Gostei da sua resenha!
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi.

    Faz um bom tempo que não leio contos, antes gostava muito e lia sempre. Este parece ser bem legal, ainda não o conhecia. Ainda bem que li sua resenha e pude conhecê-lo. vou anotar a dica e tentar ler quando tiver um tempo livre.

    ResponderExcluir
  7. Eu não sou uma leitora de contros. Não é um tipo de leitura que me prende por isso eu acho que o livro não se encaixaria muito bem pra mim no momento.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oiee
    Não é sempre que leio contos. Mas, de vez em quando me aventuro nesse tipo de leitura. Esse livro, em específico não me chamou muito atenção. Apesar do título ser bem chamativo, o tema central não me agradou muito. Por enquanto, passarei a dica.
    Bjo

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Não conhecia este livro, mas já gostei da proposta. Achei muito interessante os dois contos aqui apresentados, parecem bastante impactantes. Apesar de amar contos de terror, os dramas são magníficos também.
    Anotado a dica
    Ni
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Adorei saber um pouco mais sobre esses dois contos que foram os seus favoritos no decorrer da trama.
    A premissa é bem interessante e com certeza nos faz refletir bastante sobre esse assunto que não agrada a todos, mas que infelizmente faz parte da vida.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  11. Oie
    Contos são sempre bem legais, eu gosto de alternar com outras leituras e adorei os dois contos ressaltados, parecem muito bons e intensos, adoro leitura assim

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oieee
    Adoro livros com essa temática, adorei a junção de dois contos e a proposta do livro, bem bacana.

    ResponderExcluir

Olá!!!
Obrigada pela visita.
Sua opinião é muito importante para mim.
Deixe o link do seu blog ou site para eu retribuir a visita.
Beijos Lizi