15 fevereiro, 2017

Resenha - Uma canção de ninar

Título: Uma canção de ninar
Autora: Sarah Dessen
Editora: Seguinte
Páginas: 320
Ano: 2016
Gênero: Romance/YA
Sinopse: Remy não acredita no amor. Sempre que um cara com quem está saindo se aproxima demais, ela se afasta, antes que fique sério ou ela se machuque. Tanta desilusão não é para menos: ela cresceu assistindo os fracassos dos relacionamentos de sua mãe, que já vai para o quinto casamento. Então como Dexter consegue fazer a garota quebrar esse padrão, se envolvendo pra valer? Ele é tudo que ela odeia: impulsivo, desajeitado e, o pior de tudo, membro de uma banda, como o pai de Remy — que abandonou a família antes do nascimento da filha, deixando para trás apenas uma música de sucesso sobre ela. Remy queria apenas viver um último namoro de verão antes de partir para a faculdade, mas parece estar começando a entender aquele sentimento irracional de que falam as canções de amor.
Uma canção de ninar, me fez lembrar o filme “O som do coração” quando estava lendo os primeiros parágrafos. Tudo começa com Remy contando que seu pai escreveu a canção de ninar quando ela nasceu, ele e sua mãe estavam separados. Os pais de Remy se conheceram nos anos 70, mas sua mãe não fala muito dele. A mãe de Remy é escritora e já se casou muitas vezes.

Remy junto com as amigas Chloe e Jess estão comemorando e esperando ansiosas o fim do verão, pois elas vão para a universidade e Remy acredita que as coisas irão mudar e ela vai começar essa mudança agora, terminando com o seu namorado Jonathan.

A mãe de Remy vai casar novamente, agora com o dono de uma concessionária e no dia que Remy vai até lá para acertar mais alguns detalhes sobre o casamento, um jovem se aproxima e escreve em sua mão o número do seu celular e seu nome, ele diz estar apaixonado e eles se encontram novamente em uma casa noturna. A maneira como Dexter aborda Remy é um tanto chato, na primeira vista eu não gostei dele. Ele diz ser de uma banda e que vai fazer uma música para ela.

Realmente as mudanças estavam chegando, mas de uma forma não tão agradável, Remy vai terminar com Jonathan, mas descobre que ele a estava traindo e sua amiga Lissa levou um fora do namorado, que quer aproveitar o verão e as novas oportunidades da vida acadêmica.

Os personagens são jovens, cada um deles tem seus problemas, mas esperam que a universidade mude suas vidas.

Remy se esforçou muito e conseguiu ser aprovada em uma boa universidade e graças ao fundo que seu pai deixou não teria problemas com as mensalidades, pois cada vez que ‘a canção de ninar’ era usada, mais dinheiro entrava em sua conta.

Chris irmão de Remy está diferente, nem ela o reconhece mais, mas dá para perceber que é tudo por causa da namorada Jenifer, parece que ele tenta ser alguém que não é só para agradá-la.

Remy não acredita no amor e critica todos que pensam diferente dela e isso faz a personagem ser bem chata em alguns momentos. Até que ela tem suas razões para pensar assim, mas acho que deve respeitar a opinião dos outros, a primeira vez de Remy não foi planejada e nem um pouco agradável, ela tava no segundo ano e foi para uma festa dos garotos do terceiro ano, bebeu demais e um garoto acabou se aproveitando da situação.


Dexter ouve sem querer Remy dizendo que o namorico deles não passava de algo de verão, que logo terminaria, pois ela quer ir para a universidade sem compromisso, ela não quer estar ligada a ninguém. Mas agora que conseguiu que ele se afastasse, sente que falta algo, parece que ela está enganada sobre seus sentimentos.

Pessoas como o Dexter não me agradam nem um pouco, sempre fui muito chata com relação a meninos que se comportam como ele, gosto do meu espaço e garotos como ele me faziam correr longe, manter distância sempre, acho as atitudes dele bastante inconvenientes e isso me fez praticamente odiar o personagem.

Quando soube que o livro tinha um personagem músico, eu imaginei que era um personagem gato, sexy, inteligente, mas Dexter e sua banda são muito ruins. Dexter é o oposto de tudo que Remy queria em um garoto, ele é desleixado, atrapalhado, desorganizado, tudo bem que os opostos se atraem, mas não dá para entender como ela consegue ficar com ele.

Embora a leitura tenha fluido de forma rápida, eu não me senti envolvida pela trama, os personagens não são cativantes, são superficiais e não consegui criar um vínculo com nenhum deles, Remy em muitos momentos é chata demais, tentando fazer com que os outros desacreditem no amor. Mesmo percebendo que Remy está mudando conforme as coisas vão acontecendo, ela não cativa.

Mesmo que eu não tenha gostado tanto da leitura eu recomendo, pois muitos leitores poderão se sentir envolvidos com a trama.

16 comentários

  1. Oi, Liziane
    Vejo muitos falando o mesmo que você, sobre tudo ter sido meio raso e os personagens superficiais. Li o livro e adorei e concordo que talvez tenha faltado um pouco de aprofundamento, e sem contar que a teimosia da personagem irrita mesmo, mas eu acabei adorando rs.

    ResponderExcluir
  2. Oi Lizi
    Apesar de todo mundo falar muito bem dos livros dessa autora, confesso q nenhum dos dois publicados me chama atenção. Sei lá, acho tão bobinho, por mais emocionante que sejam os temas ou as resenhas digam o contrário


    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oiii Liziane, tudo bem?
    Infelizmente eu não consigo me agradar por essa obra de nenhuma maneira, por mais que sua resenha tenha ficado muito boa, eu não leria, vou indicar para algumas amigas.
    Beijinhos da Morgs!

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Que pena que o livro não atendeu suas expectativas, nossa esse Dexter parece bem irritante mesmo.
    Superficialidade é algo complicado, muitas vezes é um erro de escritores iniciantes, muitas vezes não acho que precisa ter personagens profundos, com mil e uma camadas, mas uma história trivial, aí não dá.
    Espero que sua próxima leitura seja ainda melhor.

    ResponderExcluir
  5. Oiii!

    Eu não li essa obra ainda, mas tenho curiosidade para conhecer a escrita da autora, que pena que as personagens não te conquistaram :(
    Mas pelo menos foi uma leitura rápida, ficaria mega frustada se fosse algo arrastado.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Olha, o que já li da Sarah eu adorei, mas vi tanta gente se decepcionando com esse livro que até hoje não me animei a comprar... Depois de ler sua resenha acho que realmente não vou conhecer o enredo, eu preciso que as personagens sejam cativantes para conseguir me envolver com uma leitura, quando elas não são vou ficando cada vez mais irritada e me arrastando pelas páginas.

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    Sarah é maravilhosa e se esse livro tiver a mesma pegada do Os Bons Segredos, com certeza vou curtir a leitura. Uma pena que você não tenha gostado dos personagens, mas pelo que li de sua resenha, esse Dexter é bem inconveniente.

    ResponderExcluir
  8. Para mim os livros da sarah dessen são bem bipolares, um eu amo o outro eu detesto, alguns personagens são apaixonantes e outros me dão uma raiva imensa, pela sua resenha eu senti que esse livro será um dos delas que eu irei me arrastar para ler e que a personagem irá me irritar

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Minha vontade de ler a obra já era grande, mas quando você falou que ao iniciar a leitura se lembrou do filme O som do coração me deixou ainda com mais vontade. Amo esse filme demais!!!
    Ainda não conheço a escrita da Sarah, mas sempre vejo vários elogios por onde falam de suas obras.
    A premissa é bem interessante e saber que a leitura flui de forma rápida me anima, porém fiquei triste que não a tenha envolvido.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  10. Oi,
    Tenho muita vontade de ler esse livro, pq li um outro livro dessa autora e fiquei apaixonada.
    Uma pena que você não se sentiu envolvida com os personagens
    Beijos
    Daya

    ResponderExcluir
  11. Adoro os livros da Sarah Dessen e já estou de olho nesse livro pra comprar, so esperando uma promoção bem boa hehe.
    Gostei do que falou do livro e é uma pena que nao tenha se envolvido assim com tudo.
    Já li que o livro é meio parado em algumas partes, mas ainda sim eu gosto do estilo da autora e vou ler com certeza.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem? Nunca li nada da Sarah Dessen, e o primeiro que me interessei foi esse, justamente por falar de música, porém assim como você, vi muita gente falar que é uma história rasa. Então não sei se leria neste momento. Ótima e sincera resenha!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oi
    Eu adoro a Sarah Dessen e "Os Bons Segredos" é um dos livros mais lindos que eu já li, não me pergunte para falar muito, ou vou passar horas aqui! Mas quando li Uma Canção de Ninar não consegui me envolver muito com os personagens, a Remy era uma chata que não consegui me relacionar e acabei pesquisando que esse livro é mais antigo da Sarah e acredito que muito dos problemas vem daí. Peguei um livro dela no auge e esse mais na fase aprendendo e senti a diferença! Uma pena, mas ainda recomendo o livro para muita gente, mesmo com todos os problemas, ele tem uma mensagem poderosa!

    Talita
    viciados em Leitura

    ResponderExcluir
  14. Oie!
    Que pena que não gostou tanto do livro.
    Eu li recentemente, e gostei da história, mas não foi dos melhores que já li da autora. Foi uma história bem leve, sem ser intenso como outros.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  15. Oi Lizi tudo bem...
    Eu gosto muito de histórias que envolvam musicos e essa mudança nas pessoas.
    Acredito, apesar do que disse, que esse livro é o tipo de história que eu me indentifico, por isso anotei a dica, ok?

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  16. Oi! Há um tempo eu até poderia conferir a história, mas nos últimos anos to sem paciência pra personagens chatos kkk e eu provavelmente ia concordar com vc, principalmente sobre o Dexter e.e

    Nunca li nada da Sarah, mas espero que vc tenha uma experiência mais legal no futuro ^^

    bjs - Papierllon

    ResponderExcluir

Olá!!!
Obrigada pela visita.
Sua opinião é muito importante para mim.
Deixe o link do seu blog ou site para eu retribuir a visita.
Beijos Lizi