22 fevereiro, 2017

Resenha - O Livro de Memórias

Título: O Livro de Memórias
Autor: Lara Avery
Editora: Seguinte
Páginas: 392
Ano: 2016
Gênero: YA/Sick-Lit/Romance
Sinopse: Sammie sempre teve um plano: se formar no ensino médio como a melhor aluna da classe e sair da cidade pequena onde mora o mais rápido possível. E nada vai ficar em seu caminho — nem mesmo uma rara doença genética que aos poucos vai apagar sua memória e acabar com sua saúde física. Ela só precisa de um novo plano. É assim que Sammie começa a escrever o livro de memórias: anotações para ela mesma poder ler no futuro e jamais esquecer. Ali, a garota registra cada detalhe de seu primeiro encontro perfeito com Stuart, um jovem escritor por quem sempre foi apaixonada, e admite o quanto sente falta de Cooper, seu melhor amigo de infância de quem acabou se afastando. Porém, mesmo com esse registro diário, manter suas lembranças e conquistar seus sonhos pode ser mais difícil do que ela esperava.
Samantha sofre de uma doença (Niemann-Pick do tipo C) que aos poucos faz ela ter vários problemas, e um deles é a perda da memória. Seu maior sonho é ir para a universidade, ela lutou muito por isso, conseguiu estudar em uma boa escola e foi aceita pela NYU (Universidade em Nova York).

A Sam do presente escreve tudo sobre ela para a Sam do futuro, para que ela saiba os seus sonhos, seus desejos e principalmente quem ela é de verdade. Conforme ela escreve vamos conhecendo essa personagem que cativa pela força de vontade e positividade.

Sam não contou nada de sua doença para a amiga Maddie, ela acha que se contar vai fazer com que a amiga não critique seus debates e fique sem chão, não quer ver a amiga sofrer por conta de sua doença.

A amizade entre Maddie e Sam é verdadeira, é legal a maneira como elas se apoiam, mas o que acho triste é Sam não ter contado a ela sobre a doença, entendo que ela tem medo de que a amiga a trate como coitadinha e tal que é o que acontece muitas vezes, mas acho que a amizade delas é tão legal e verdadeira que Maddie tem o direito de saber que sua amiga não vai ser sempre a mesma e que pode um dia esquecer essa amizade.

Sam se abre com Stuart sobre seus sentimentos e logo percebe que fez o certo, que pode se sentir uma garota normal, bonita, capaz de causar interesse em alguém, Stuart se mostra um fofo, não um menino mulherengo, mas totalmente sincero.

Sam se preparou e esperou tanto pelo torneio de debates, ela e Maddie estavam indo bem, mas na rodada final Sam teve um colapso, esqueceu onde estava, o que argumentar e tudo foi por água abaixo e agora ela sabe que precisa contar para a amiga tudo sobre a sua doença, mas Maddie está sofrendo por causa de sua namorada, Stace, ela resolveu dar um tempo no relacionamento com Maddie, Sam então percebe que a amiga precisa de um tempo para com seus pensamentos.


Stuart fez despertar em Sam um lado que ela nem conhecia, ela se sente a vontade com ele e o mais legal é que ela é sempre direta e faz muitas perguntas.

Aos poucos Sam vai percebendo que mesmo torcendo para que a doença a deixe realizar todos os seus sonhos, ela começa a ter sinais de que nem tudo vai tão bem assim, os brancos estão ocorrendo com mais frequência e ela teve que apelar para uma atitude que jamais imaginou que iria tomar para poder terminar os estudos.

A doença avança implacável, mas é incrível a maneira como ela encara tudo, Stuart disse que ficaria ao seu lado quando ela contou tudo a ele. Coop é um amigo que está sempre presente, de um jeito ou de outro ele tenta sempre fazer ela se sentir bem e mostra que ela pode conviver com as mudanças que estão chegando.

Quando eu li a sinopse fiquei com medo de a leitura ser triste demais, eu quase sempre fujo de livros assim, mas resolvi apostar e a leitura é surpreendente, a maneira que a autora desenvolveu a história é comovente e ao mesmo tempo cativante, me fez em muitos momentos sentir empatia por Sam, muitas vezes me coloquei no lugar dela para tentar imaginar como é passar pelo que ela passa.

Posso dizer que comecei o ano com uma leitura emocionante e que me fez pensar em como a gente muitas vezes desanima quando enfrentamos problemas menores. Samantha nos dá uma verdadeira lição de vida. Leitura recomendada.

11 comentários

  1. Gente, que livro forte! Estou pasma! Olha, amei sua resenha e a capa do livro é linda! Mas estou sem forças para ler livros nesse estilo no momento, pois sei que vou chorar loucamente!Mas simplesmente amei sua resenha e que capa linda!

    ResponderExcluir
  2. Pela sinopse e pelo que você descreveu, parece ser uma leitura triste! Não gosto muito de livros assim e também tento fugir deles, mas como você disse que a escrita surpreende, vou tentar dar uma chance à leitura hahaha

    ResponderExcluir
  3. Amei sua resenha e estou ansiosa para ler este livro, pois parece ser um livro forte do jeito que gosto...
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Adorei a resenha e gostei muito de ser apresentada à um livro cujo o tema é tão forte e tão similar às coisas que vivo hoje em dia. Minha família, mãe, pai, tios, todos tem Alzheimer, doença que definitivamente mexe muito com a memoria. E por me sentir tão intima com situações como essas, eu já quero ler a obra pra conhecer também essa doença (Niemann-Pick do tipo C) que não conhecia. Informações nunca é demais e em forma de romance, melhor ainda.

    Amei
    Ni
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  5. Oi
    eu acho a capa desse livro bonita e o enredo fofinho para o público juvenil, não é algo que compraria para mim enquanto leitora, mas, certamente, trabalharia em sala de aula.

    ResponderExcluir
  6. Oie tudo bem? Não tinha ouvido falar dessa obra até então, mas poxa, gostei bastante do enredo e já adicionei na minha listinha.

    ResponderExcluir
  7. Oi Lizi,
    Já tinha visto esse livro por ai, mas acho que não li nenhuma resenha sobre ele. Gostei muito da sua resenha porque destacou uma coisa que gosto muito de ver nos livros desse tipo. A amizade! Lerei com certeza!
    Beijos, André
    Garotos Perdidos

    ResponderExcluir
  8. oi, Lizi ^^
    Então, acredita que nunca tinha ouvido falar dessa doença? Deve ser muito triste ter que conviver com isso tudo... o livro tem uma premissa interessante,parece ser leve apesar da temática pesada...

    mas no momento não tô nessa vibe de leituras...
    quem sabe outra hora eu reveja isso... hehe
    bjs...

    ResponderExcluir
  9. Oie
    aaaaf essa capa é tão lindinha e estou cada vez mais louca para ler esse livro, adoro a autora e ela me conquistou muito em seu ultimo lançamento, vejo tantos elogios sobre esse que já considero pakas hahaha

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Eu iniciei esse livro, mas ele demorou pra me pegar e eu desisti =/

    ResponderExcluir
  11. Achei esse livro bem desafiador por causa do enredo. Trabalhar uma personagem que esquece das coisas deve ser bem complicado, e eu acho que esse seria o livro perfeito pra mim porque é justamente o tipo de enredo que eu gosto!

    ResponderExcluir

Olá!!!
Obrigada pela visita.
Sua opinião é muito importante para mim.
Deixe o link do seu blog ou site para eu retribuir a visita.
Beijos Lizi