24 fevereiro, 2017

Resenha - O Feiticeiro de Terramar

Título: O Feiticeiro de Terramar - Ciclo Terramar I
Autora: Ursula K. Le Guin
Editora: Arqueiro
Páginas: 176
Ano: 2016
Gênero: Fantasia

Sinopse: Há quem diga que o feiticeiro mais poderoso de todos os tempos é um homem chamado Gavião. Este livro narra as aventuras de Ged, o menino que um dia se tornará essa lenda.
Ainda pequeno, o pastor órfão de mãe descobriu seus poderes e foi para uma escola de magos. Porém, deslumbrado com tudo o que a magia podia lhe proporcionar, Ged foi logo dominado pelo orgulho e a impaciência e, sem querer, libertou um grande mal, um monstro assustador que o levou a uma cruzada mortal pelos mares solitários.
Publicado originalmente em 1968, O feiticeiro de Terramar se tornou um clássico da literatura de fantasia. Ged é um predecessor em magia e rebeldia de Harry Potter. E Ursula K. Le Guin é uma referência para escritores do gênero como Patrick Rothfuss, Joe Abercrombie e Neil Gaiman.
O Feiticeiro de Terramar, conta a história de um famoso feiticeiro, vamos saber como ele se transformou no maior feiticeiro, sua mãe morreu antes de ele completar 1 ano e seu nome era Duny.

Duny viu sua tia falar palavras estranhas para chamar as cabras e resolveu usá-las também, quando sua tia percebeu que ele tinha o dom da magia ela resolveu ensiná-lo, mas com uma condição, ela o enfeitiçaria para que ele não falasse e assim ninguém saberia de nada, ela usou o seu feitiço mais forte e percebeu que o garoto era muito forte e isso significava que ele seria poderoso.

Duny se encantou com o fato de poder chamar os falcões e quanto mais queria aprender mais a bruxa se aproveitava dele, e com o tempo ele já sabia muita coisa e com 12 anos percebeu que a magia não era nada infantil.

Ele começou a ser chamado de gavião porque as crianças sempre o viam com uma ave de rapina por perto, mas no futuro o seu verdadeiro nome e identidade seria esquecido.

Ao completar 13 anos Duny recebe o seu novo nome e vai embora com um feiticeiro chamado Ogion, mas ele quer aprender mais e acaba deixando Ogion e vai para Roke, o seu nome agora é Ged.

Em Roke, Ged aprende muitas coisas e uma delas é que não deve evocar feitiços que não tem domínio, quando ele faz isso quase acaba morrendo e vai precisar fugir por um bom tempo, mas logo enfrentará o mal que criou.

Ged sai de Roke e vai para um vilarejo a fim de protegê-lo dos ataques de dragões, mas lá ao tentar salvar a vida de um menino ele acaba vendo a sombra que o persegue e resolve então ir embora, mas vai cumprir sua missão primeiro, ele vai até o lugar onde os dragões estão e conversa com o mais velho e faz um acordo, ele não o mata e o dragão promete não atacar o vilarejo.


A leitura não é envolvente, os personagens não são cativantes, não me fizeram sentir empatia, as coisas acontecem de uma forma superficial, a trama em si é interessante, mas a maneira com que a autora escreveu de forma não muito detalhada deixa o leitor com poucas expectativas para o final.

Eu penso que o livro não superou as expectativas porque muitos de nós leitores já tivemos contato com muitos livros de fantasia que trazem tramas muito bem elaboradas e como esse livro foi escrito a muito tempo e praticamente é um precursor do gênero, faz o leitor esperar algo mais surpreendente, que não aconteceu e por isso a leitura se torna um tanto frustrante.

O Feiticeiro de Terramar não me conquistou como eu acreditava que conquistaria, mas o enredo em si é como já disse interessante, vamos ver Ged aprender muita coisa enquanto viaja por mares e lugares que não conhecia. Como esse é o primeiro livro do Ciclo Terramar eu quero ler os próximos, pois quero ver Ged evoluir como feiticeiro e acredito que a continuação deve ser mais interessante, pois vamos ter superado esse momento inicial de Ged e assim poder acompanhar de forma mais envolvente suas aventuras.

Eu recomendo a leitura, pois percebi que muitos leitores gostaram bastante desse primeiro livro.

9 comentários

  1. Ahhh eu fiquei super feliz quando a Arqueiro anunciou que publicaria esse livro. Eu sempre vi os livros da Úrsula na Aleph né, que faz grandes publicações na área sci-fi.
    Mas essa edição ficou magnifica, espero ansiosa pelos próximos volumes.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Eu tenho esse livro entre minhas metas desse ano, acho essa coisa de série bem complicada, muitas vezes os primeiros livros acabam parecendo uma grande introdução, mas eu assisti ao filme e gostei muito dele, então eu realmente espero gostar dessa saga.

    ResponderExcluir
  3. Oláaa, eu ando vendo muitas opiniões sobre esse livro por ai, e eu cheguei até a me interessar por ele. Mas não sei se ele é de um gênero que eu gosto muito. A capa é inegavelmente linda e chama muito a atenção. Talvez no futuro eu dê uma chance para ele! Beijos!

    MEMÓRIAS DE UMA LEITORA

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Vejo muitas opiniões divididas sobre O Feiticeiro de Terramar. Eu quero super dar uma chance, afinal Ursula foi a inspiração de várias fantasias que vemos no mercado. Que pena que não funcionou com você, é ruim quando os livros não atingem nossas expectativas. Ótima resenha!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?
    Esse livro tem dividido muitas opiniões, e eu ainda não decidi se quero ler ou não, pois o gênero não é um dos meus preferidos, ai fico receosa em ler.
    E depois dessa resenha, fiquei ainda mais com o pé atrás, pois fantasia é um gênero que tem que ter uma trama muito elaborada, que prenda o leitor e mostre mundos novos né, enfim, vou passar a dica.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  6. Hello, tudo bem?
    Tanta gente já me recomendou esse livro da Ursula K. Le Guin, que fico ate sem graça de até hoje nao ter lido hahaha.
    A premissa ja me chamou a atenção, mas confesso que lendo aqui as suas impressoes fiquei com medo de nao gostar tanto como vc, mas pensando bem, na verdade deu mais vontade de ler logo e tirar a prova se é bom ou nao.
    Amo fantasia e essa capa está tao linda, vou tentar ler esse ano ainda sem falta.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  7. Oi Liziane, meus amigos que já leram também falaram, que é um livro legal, mas que não te cativa, você ler, por ler, não por gostar do livro, por isso que vai ser o livros que vou demorar para ler ou até não ler. Bjokas.

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    Ganhei esse livro num evento da editora, mas como não é meu gênero favorito, acabei trocando no facebook. Enfim, parabéns por mais uma resenha bem escrita. Mas o livro não é um dos que eu leria.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Lizi ^^
    Bom, como muitos outros clássicos pelo mundo, O Feiticeiro de Terramar não seria diferente e claro que tem furos. Acredito que a época em que ele foi criado não se tinha tanto empenho como se tem hoje para corrigir as falhas de roteiro, vai saber se a autora tinha leitores betas para dar um feedback verdadeiro.
    Pelo fato de ser o precursor de várias franquias de fantasia que deram certo e caíram no gosto mundial, não tiro o mérito da obra e mesmo vendo tantas resenhas negativas a cerca dela ainda assim sinto vontade de ler. Quero adentrar no mundo criado pela Ursula mesmo já me precavendo de que não irei me cativar com os personagens.
    Parabéns pela resenha, Lizi. Obrigado pela sua honestidade. ^^
    Bjs

    ResponderExcluir

Olá!!!
Obrigada pela visita.
Sua opinião é muito importante para mim.
Deixe o link do seu blog ou site para eu retribuir a visita.
Beijos Lizi