08 fevereiro, 2017

Resenha - Indesejadas

Título: Indesejadas - Série Fredrika Bergman & Alex Recht #1
Autor: Kristina Ohlsson
Editora: Vestígio
Páginas: 400
Ano: 2014
Gênero: Suspense Policial
Sinopse: Crimes brutais marcam um verão sueco. Suécia, meados de um verão chuvoso. O inspetor Alex Recht e sua equipe, auxiliada pela analista criminal Fredrika Bergman, começam a investigar o que parece ser um caso clássico de disputa familiar pela guarda de uma criança. No entanto, quando a menina é encontrada morta no extremo norte da Suécia, com a palavra “indesejada” escrita na testa, o caso se transforma rapidamente no pior pesadelo da equipe de investigadores.

Eu encontrei o livro ‘Indesejadas’ totalmente por acaso quando estava dando uma olhada em livros com uma temática policial já que gosto muito desse gênero.

Quando li a sinopse confesso que não esperava que os personagens Fredrika e Alex me conquistassem tanto, só para vocês terem noção eu terminei a leitura e logo na sequencia comecei a leitura de Silenciadas, a autora conseguiu me conquistar e espero passar mais alguns dias em companhia de personagens tão cativantes.

Em Indesejadas, vamos ter uma trama bastante complexa, que faz o leitor entrar em contato com temas pesados como o assassinato de crianças, como forma de punir as mães que cometeram erros no passado, trata também da violência contra as mulheres.

Tudo começa quando uma menina de apenas 6 anos desaparece de forma misteriosa do trem em que viajava com a mãe, quando o trem faz uma parada, a mãe desce para dar um telefonema e deixa Lilian dormindo, a mãe não consegue voltar para o trem antes de ele sair da estação e assim a menina seguiu viagem sozinha, quando chegou ao destino a menina simplesmente desaparece e ninguém lembra de ver quem a levou.

Os investigadores começam uma corrida contra o tempo para encontrar a menina com vida, um tempo depois a mãe, Sara, recebe um pacote contendo as roupas e o cabelo da menina, sem muitas pistas os investigadores começam a desconfiar que o ex-marido de Sara possa ser o responsável, em meio a toda a investigação vamos conhecendo com é a vida de todos os personagens, Sara sofreu agressão por parte do marido durante muito tempo, sempre que denunciava a mãe de Gabriel dava um jeito de arrumar um álibi para o filho e assim iam dizendo que Sara inventava as agressões.
A menina é encontrada na calçada próximo a um hospital e a maneira como foi morta é algo estarrecedor, na testa da menina estava escrito a palavra ‘Indesejada’.

Conforme a investigação vai evoluindo, mais descobertas são feitas sobre Gabriel, ele faz parte de um grupo que pratica abuso sexual infantil, embora ele não seja mais suspeito de ter sequestrado Lilian, ele poderá ser preso por pedofilia e agressão.

Alex, Fredrika e Peder não sabem para onde seguir, pois não tem praticamente nada de pistas, quando outra criança é sequestrada e encontrada morta dentro do banheiro da casa onde a mãe morou muitos anos, eles têm certeza de que se trata de crimes em série. É aí que os investigadores começam a desconfiar que o local onde as crianças são colocadas tem alguma ligação com as mães e assim eles tomam um rumo diferente na investigação.

Conforme o grupo vai evoluindo na investigação, o leitor vai tomando conhecimento de como é a vida de cada um e é isso que chamou muito a minha atenção, pois o foco não ficou só nos sequestros e assassinatos. Fredrika tem um relacionamento com um homem casado, sabe que não deve esperar muito dessa relação, mas se sente bem com o que tem. Seu maior sonho era a música, ela tocava violino, mas depois de um acidente ela ficou sem poder tocar de forma profissional, pois não conseguia ficar tanto tempo treinando. Por muitos anos ela estudou e se tornou criminologista especializada em crimes contra a mulher e crianças, em alguns momentos eu senti que ela não se sente ainda tão segura colocando a teoria na prática, mas pude perceber que ela é boa no que faz, ela se atem a detalhes que muitos deixam passar e sempre tenta pensar em todas as hipóteses do porque ocorreu aquilo tudo. Na primeira conversa que teve com Sara ela percebeu que ela sofria agressão, só pela maneira como ela agia. A esposa de Peder depois de ter gêmeos entrou em depressão e nunca mais foi a mesma pessoa e assim ele procura sexo fora do casamento, a cada dia que passa a relação entre ele e Ylva está cada vez pior. Alex é o que tem a vida mais estável.

A autora criou uma trama fantástica que envolve vários temas de uma forma muito envolvente, que faz o leitor ficar tentando desvendar o mistério por traz de tudo que está acontecendo.  O livro foi uma aposta positiva, gostei muito de como a autora aborda temas pesados de uma forma bastante envolvente, mostra como muitas mulheres acabam sendo usadas por terem um psicológico abalado, como se deixam intimidar e aguentam as mais diversas formas de agressão por puro medo.
Leitura recomendada!!

21 comentários

  1. Liziane eu adoro livros assim, mistério e suspense sempre me pegam. Eu já estou de olho nesse livro há tempos mas ainda não tive a oportunidade de lê-lo. Depois de conferir a resenha eu tenho certeza que preciso conferir esses detalhes por mim mesma!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. CARAMBAAAAAA JÁ QUERO ESSE LIVRO! Amo mistérios e esse livro parece ser incrível. Vou procurar ele pra ler em breve, fiquei curiosa pra saber quem fez essa barbaridade com a coitada da criança!

    MEMÓRIAS DE UMA LEITORA

    ResponderExcluir
  3. Oi tudo bem!
    Adoro livros assim,suspense é bom demais,quero muito ter a oportunidade de ler esse livro,fiquei muito curiosa.
    beijinhos.


    https://alzineterodrigues.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Sua resenha me fez relembrar o porquê eu gosto tanto de livros de suspense. Esse livro parece ser incrível, já na sinopse fiquei intrigada com os acontecimentos e querendo saber mais. Ainda não conhecia a autora mas já me empolguei em saber que há mais títulos dela lançados por aqui.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oii
    Eu amo livros assim, mas confesso que envolver crianças na trama me deixou com o coração um pouco apertado. Mas ainda assim colocarei ele na lista de livros que preciso ler.
    Amei a resenha, esses livros são realmente fascinantes, você se coloca no lugar dos personagens e fica se perguntando o quanto mais a autora vai enganar você.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Faz muito tempo que não leio um suspense policial. Não é qualquer livro do gênero que consigo ler, pois sou um pouco medrosa hahaha.
    Mas achei a premissa desse interessante e fiquei curiosa. Além disso, achei legal que a história não se limita à investigação dos crimes, mas também mostra mais sobre os personagens envolvidos na investigação.
    Gostei muito da sua resenha e vou adicionar na minha listinha de desejados.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem? Olha, confesso que não curto suspense policial. Não são livros que me agradem de maneira positiva, porque sempre vejo uma fórmula parecida. Gostei bastante da capa e da questão de tratar temas pesados, afinal é o que nos impacta e talvez dê uma chance. Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oiii Liziane, tudo bem?
    Eu não conhecia o livro e muito menos a editora, falo pra ti com toda certeza que adoraria ler essa belezinha, parece ser cheio de mistérios e um enredo bem envolvente.
    Beijinhos da Morgs!

    ResponderExcluir
  9. Olá Lizi, tudo bem?
    Vou confessar que esse não é meu genero favorito de leitura. Curto mais romance de preferencia meloso e clichê. De vez em quando abro espaço para outras leituras e é o que vai acontecer dessa vez. Sou uma pessoa super curiosa por isso leituras com suspense que me façam querer desvendar os segredos super me atraem. Amei a dica. Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Creio que o tema é bem pesado. Atpé leio algumas coisas do tipo, mas esse realmente não é para mim. Mesmo assim gostei em saber que o livro apresenta bons personagens, faz toda a diferença.

    http://euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá! Nossa, é um livro com uma temática bem forte! Gosto de livros policiais, mas quando envolve crianças, sendo abuso e/ou assassinato, eu procuro não ler. Fico mexida demais sabe e fico super mal. Gostei muito da sua resenha, mostrou os principais pontos da história. Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Oi, Liziane!
    Eu adoro livros policiais, tramas que envolvem mistério e suspense. Já havia visto esse livro, mas nunca dei tanta atenção a ele. A premissa é interessante e acho que seria uma leitura que me agradaria mesmo abordando temas pesados. Anotei a dica!

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  13. Oie
    nossa, eu adorei a sua resenha e adorei saber que trata sobre assuntos fortes e ainda a autora consegue nos envolver, gosto assim. Parece ser um livro incrível, me atraiu muito e a dica está mais que anotada, parabéns pela resenha

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Gostei muito da resenha! E deixei anotado para ler em breve.

    Obrigado pela indicação

    ResponderExcluir
  15. Oi Liziane, tudo bem?

    Essa é a primeira resenha que leio desse livro e confesso que fiquei bastante atraída com a proposta. Por ser mãe, acredito que o livro certamente me prenderá mas tb tenho certeza que irei sofrer por ser um tema bem pesado pelo que percebi. Parabéns pela resenha, dica anotada.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  16. Oiee, tudo bom? Que bom que gostou tanto da leitura! Já li algumas resenhas sobre ele e foram todas bem positivas, a sua me deixou super curiosa para conhecer a trama, fã de suspense que sou. Espero gostar bastante também <3
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Oi Lizi, sua linda, tudo bem?
    OMG!!! Sério que ela saiu do trem e deixou a filha lá sozinha??? Gente, que mãe faz isso??? E essas mortes têm que ter algum motivo realmente ligado aos pais, pois a palavra indesejada é muito significativa. Adoro tramas policias, e quando falam da vida dos investigadores intercalando com a trama, fica muito mais interessante. Não vejo a hora de ler!!! Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi Lizi! Quanto tempo eu não vinha aqui ♥

    lembro perfeitamente de ter lido uma resenha desse livro, mas ela era bem negativa. Assim, fiquei com medo de me decepcionar, embora a premissa seja bem instigante.
    Agora com a sua resenha voltou a vontade de ler! Que horror o que houve com essa menina. :/
    Interessante que hajam tramas paralelas à principal, assim ficamos ávidos por mais e mais!

    Duas Leitoras - no Top Comentarista de fevereiro você pode escolher entre 4 livros!

    ResponderExcluir
  19. Olá, tudo bem?

    O livro tem uma temática um pouco pesada, por envolver crianças, né? Não que se as vítimas fossem adultas não seria, mas é que quando envolve crianças a gente costuma se abalar mais.

    Achei interessante o fato dos investigadores serem pessoas "reais", com problemas reais, vidas reais e isso ser abordado. Parece que a autora acertou na receita. Fiquei curiosa, colocando na lista de desejados. XD

    Beijo!

    ResponderExcluir
  20. Olá,

    A sinopse desse livro é muito instigante, sério, fiquei muito curioso pela obra. Eu descobri recentemente que gosto de thriller e esse, MEU DEUS, parece ser maravilhoso. Eu vou atrás de um exemplar assim que eu voltar a trabalhar, fiquei realmente curioso com a trama!

    → desencaixados.com

    ResponderExcluir
  21. Me abraça porque como você, eu amo mistério. Se bem que esse livro abusa, porque gente, que perfeição. Repleto de suspense e crimes a serem descobertos.
    Vou querer esse livro pra ontem, aliás, valeu pela sugestão ❤

    ResponderExcluir

Olá!!!
Obrigada pela visita.
Sua opinião é muito importante para mim.
Deixe o link do seu blog ou site para eu retribuir a visita.
Beijos Lizi