15 setembro, 2014

Resenha - Correr ou Morrer

Título: Correr ou Morrer - Série Maze Runner #1
Autor: James Dashner
Editora: Vergara & Riba
Páginas: 426
Ano: 2010
Gênero: Distopia/Suspense/Ação

Sinopse: Ao acordar dentro de um escuro elevador em movimento, a única coisa que Thomas consegue lembrar é de seu nome. Sua memória está completamente apagada. Mas ele não está sozinho.
Quando a caixa metálica chega a seu destino e as portas se abrem, Thomas se vê rodeado por garotos que o acolhem e o apresentam à Clareira, um espaço aberto cercado por muros gigantescos. Assim como Thomas, nenhum deles sabe como foi parar ali, nem por quê. Sabem apenas que todas as manhãs as portas de pedra do Labirinto que os cerca se abrem, e, à noite, se fecham. E que a cada trinta dias um novo garoto é entregue pelo elevador. Porém, um fato altera de forma radical a rotina do lugar - chega uma garota, a primeira enviada à Clareira. E mais surpreendente ainda é a mensagem que ela traz consigo.
Thomas será mais importante do que imagina, mas para isso terá de descobrir os sombrios segredos guardados em sua mente e correr, correr muito.
Como resumir a leitura em uma palavra? Viciante, simplesmente isso. E não esqueçam para sobreviver é preciso correr.

Em um mundo pós-apocalíptico, um grupo de adolescentes todos meninos estão fazendo de tudo para sobreviver na clareira e desvendar os mistérios do labirinto. Tudo começa a mudar quando Thomas chega à clareira, completamente confuso, sem entender o porquê de estar ali. Depois de conhecer alguns integrantes daquele grande grupo, ele começa a sentir como se aquele lugar fosse conhecido, por alguma razão ele começa a se sentir confortável e logo começa uma amizade muito legal com Chuck. Muitos dos garotos não gostam da presença de Thomas, acham que ele está ali para fazer alguma coisa de ruim. Alby que parece ser o mais velho do grupo disse a Thomas que ele é o primeiro novato desde que Nick foi morto e diz que eles se chamam de clareanos. Thomas tem muitas perguntas, não entende o que está acontecendo e não sabe se está sendo punido por alguma coisa. Aos poucos ela vai descobrindo o que é o labirinto, porque um grupo de meninos chamados corredores ficam lá o dia todo e então ele resolve que quer ser um corredor, ele sente que pode ajudar o grupo a escapar daquele lugar. Um dia depois da chegada de Thomas, o elevador volta à clareira trazendo agora uma garota chamada Teresa e ela anuncia a eles que a partir daquele momento tudo iria mudar e que ela e Thomas seriam os últimos adolescentes a chegar até a clareira. Eles enfrentarão o perigo, irão perder alguns amigos, mas tudo para conseguir sair vivos dali e se sentirem seguros, mas será que ficarão em segurança? Será que tudo vai acabar ali.
Então Thomas percebeu...como se várias peças de um quebra-cabeça se encaixassem. Ele não sabia como seria a imagem no final, mas as palavras que disse em seguida quase soaram como se saísse de outra pessoa. - Chuck, eu...eu acho que já estive aqui antes.
O autor conseguiu construir uma trama tão envolvente que eu não conseguia largar o livro, imagina você adolescente ter a memória apagada e ser enviado para um lugar cercado por um muro e que tem um labirinto com moradores chamados verdugos e a descrição desses predadores é realmente de dar medo, o legal é que se você for picado por um deles os criadores fornecem o antídoto, mas as reações não são nada agradáveis e uma dessas reações é você lembrar como era o mundo lá fora antes de ser mandado para a clareira. O grupo é muito organizado todos têm suas funções, existem regras que devem ser seguidas, eles fazem um juramento quando são escolhidos por um encarregado que é “nunca sair à noite” e somente os corredores é que podem entrar no labirinto. Alby e Newt são tipo os lideres do grupo e Minho é o encarregado dos corredores, ele decide que Thomas deve ser um corredor depois de passar a noite no labirinto e conseguir sair de lá vivo. Mas tudo pelo que eles estão passando é um teste, eles são parte de um experimento, tudo aquilo ali naquele ambiente foi feito para ver quais são os mais fortes, mais persistente e que sobreviverão.
Minho, Newt e Alby 

Os personagens tem uma personalidade bem definida. Chuck é o personagem mais novo, gosta de fazer pirraça com os outros, mas é impossível não adorar ele. Thomas é um personagem cativante, ele é extremamente questionador, não entende porque os clareanos não respondem todas as suas perguntas logo que ele chega, ele quer entender o que cada um faz o que é realmente o labirinto, ele também é muito observador e logo que entra no labirinto e vai até o penhasco percebe que aquilo ali era algo importante. Teresa para mim é a personagem mais misteriosa, que me deixou bastante intrigada.
Mortes são inevitáveis, mas fiquei muito revoltada com a morte de um personagem que eu adorei.
Os capítulos são curtos, a leitura é viciante, o autor descreve muito bem todos os detalhes do lugar onde o grupo está. Eu literalmente devorei o livro e agora sim posso dizer Eu aprendi a amar distopias \o/. Um livro não só para quem gosta de distopias, mas os amantes de suspense e ação. 

Somente quem leu vai entender a imagem ehehe


16 comentários

  1. Eu sou apaixonada por distopias, muito mesmo. Eu vi o trailer do filme e fiquei mais curiosa e ansiosa pela leitura e pelo filme. Eu não imaginei que o livro era tão bom assim. E ver que você deu 5 cupcakes me deixou mais curiosa;
    Pretendo lê-lo muito em breve.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Adorei sua resenha. Gostei muito do livro e não vejo a hora de assisti o filme.

    ResponderExcluir
  3. Oi lilica!!!

    Ahhh esse livro ta acabando comigo. A cada post, resenha minha vontade de ler triplica!!!!
    Esse livro já me prendeu. Nao tem como fugir dele hahah quero muito pra mim.
    Necessito compra-lo, mas lilica se quiser me da eu aceito hahaha.

    Beijinhos!!!

    ResponderExcluir
  4. Lilica!
    Nem sei como seria ter minha memória apagada e ter de enfrentar situações estranhas e sem explicação.
    E adoro quando as personagens tem uma personalidade bem definida.
    O livro é bem interessante.
    Boa semana!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ahh eu tambem curti Maze Runner. Não tanto quanto você Lizi, pq não consegui ficar bem presso. mas curti. Quero ler o segundo livro.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi Lilica!
    Eu to doida pra ler esse livro, principalmente depois que eu vi o trailer do filmes. Parece ter bastante ação e adorei a premissa

    ResponderExcluir
  7. vejo muito falar sobre o livro... mas ainda não havia despertado um real interesse... depois que saio o filme que vim ver algumas resenhas mesmo sobre o livro e me interessei bastante.... acredito que irei ler em breve pra poder entender essa imagem então...

    ResponderExcluir
  8. Oi Lizie, infelizmente ainda não li este livro, e na verdade acho que vou acabar vendo o filme antes.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir

  9. A imagem me chamou atenção sabe porque?
    Fiqueiii me perguntado o signifinicava a imagem!
    A capa pra muuuito e simples mais acheii lindona demais
    igual a historia

    B-maluco.tk
    Instagram: @Blog_maluco (http://instagram.com/blog_maluco)

    ResponderExcluir
  10. Já estava interessada nessa livro agora apos sua resenha estou me segurando para não fazer uma daquelas comprinhas impulsivas.Descobri sobre esse livro por meio de um amigo que me indicou mas só fui dar mais atenção mesmo quando vi as notícias sobre o filme.Todas essas distopias que no enredo buscam testar os adolescentes onde só os mais fortes sobrevivem vem me atraindo muito ultimamente,não é atoa que "O Teste" vem sendo um dos meus queridinhos.Espero conseguir ler esse livro antes de ver o filme.

    ResponderExcluir
  11. Oie...
    Gosto bastante de distopias, mas ainda não li o livro!!
    Estou super ansiosa para ler e então poder assistir ao filme!
    Já ouvi falar muito bem dessa série!
    Fiquei curiosa para entender a imagem rsrsrs

    ResponderExcluir
  12. Distopia, mundo pós-apocalíptico, leitura rápida e viciante? Você traduziu meu gosto literário, Lilica. Preciso ler esse livro. Ou melhor, preciso ler a série. Parece ser excelente. Fiquei desejando aqui.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de setembro

    ResponderExcluir
  13. Assisti o filme e já estou desesperada pelos livros!! kkkkk
    Só esperando uma promo boa do box porque são caros viu... ;)

    ResponderExcluir
  14. Eu comprei esse livro e achei incrivel, gosto desse tipo de livro que me prendeu do começo ao fim :)

    ResponderExcluir
  15. Nossa, esse livro deve ser realmente muito bom... Estou ficando viciada em distopias. É sério! Ainda não tinha lido nenhuma resenha do livro apesar de já ter ouvido falar dele e de sua adaptação para o cinema, mas pude perceber que é uma daquelas leituras que te prendem tanto que você simplesmente não consegue tirar os olhos. Antes mesmo de começar a ler já estou apaixonada pelos personagens e louca para conhecer suas histórias completas, assim como o filme. No geral, o livro parece ser maravilhoso.

    ResponderExcluir

Olá!!!
Obrigada pela visita.
Sua opinião é muito importante para mim.
Deixe o link do seu blog ou site para eu retribuir a visita.
Beijos Lizi